Bom, mais um texto respondendo a perguntas que me fazem frequentemente sobre algum assunto. E dessa vez as perguntas e afirmações que eu escuto sobre esse assunto são coisas como:
“Credo, como você pode dizer uma coisa dessas?”
“Ai, você é muito grosso!”
“Ta, eu sei que é verdade, mas você não precisa falar desse jeito...”
“Por que você trata as pessoas desse jeito?”
Uma ex namorada já me descreveu como uma lixa de metal... Grosso, áspero, frio, duro e inflexível. Mas será que eu sou realmente tão horrível assim ou as pessoas é que são moles demais?
Eu sou sincero, eu falo a verdade e não fico aveludando as coisas.
Tive uma discussão recentemente com uma amiga sobre o jeito que eu terminei com uma das minhas namoradas. Eu cheguei e disse “Olha fulana, eu conheci a ciclana e estou gostando dela. Você é super legal e tem as qualidades A, B e C, mas ela é mais legal que você e alem das qualidades A, B e C, ela tem também as qualidades D, F e G. Eu não quero correr o risco de tentar continuar com você estando afim de outra e acabar te traindo, então é melhor a gente terminar agora antes que eu faça coisa pior.”
Bom, essa minha amiga ficou horrorizada, disse que eu fui um canalha, que eu não devia ter feito isso e blablabla mimimimi...
Mas então eu perguntei oque eu deveria ter feito. Mentir? Continuar com ela gostando da outra? Ir comprar cigarros e nunca mais voltar??? Eu fiz a coisa certa, fui sincero comigo mesmo e com ela.
Mas então minha amiga disse que eu podia ter terminado de um jeito mais delicado e não devia ter falado os motivos pelos quais eu achava a outra garota melhor.
Mas porra, se eu não falasse, ela certamente ia ficar se perguntando “POR QUÊ???? POR QUE??? OQUE AQUELA VADIA TEM QUE EU NÃO TENHO????” E ficaria se torturando com essas perguntas. Bom, como as perguntas já estavam respondidas ela podia ir fazer outra coisa no lugar de ficar se torturando com isso. Ta, ela ia se torturar com as respostas das perguntas... Mas seria uma tortura só, porque se eu não falasse seria uma tortura com as perguntas e depois outra quando conseguisse as respostas. Já essa minha amiga disse que era melhor eu não dar as respostas, deixar a menina se torturar com as perguntas e descobrir as respostas sozinhas depois (pra se torturar mais um pouco... Hum... depois eu sou o sádico...)
Mas o fato é que fim de namoro é sempre chato pra um dos dois lados, não adianta a gente ficar aveludando as coisas. Alem do mais, as garotas sempre reclamam que os homens são todos mentirosos, mas quando eu falo a verdade elas dizem que eu devia ter falado as coisas de outro jeito... Porra, a verdade é a verdade, se eu falar de outro jeito ela tem grandes chances de se tornar uma mentira.
Alem disso, conhecimento é poder. Quando você diz a verdade pra uma pessoa, você da a ela a chance de fazer diferente na próxima vez. Um bom exemplo é o seguinte.
O cara revela seus sentimentos românticos em relação a garota, mas o cara tem mau hálito e por isso a garota não quer ficar com ele, mas ela não é uma grossa sem noção como eu e no lugar de dizer a verdade ela manda a boa, velha e manjada desculpa “Ah, mas nós somos muito amigos e eu tenho medo de estragar nossa amizade...” e isso se repete com as outras 4 garotas seguintes e o cara pensa “Puts, eu vou deixar de ser legal com as garotas porque assim elas não vão mais me falar que tem medo de estragar a amizade.”
Então temos como resultado um cara que alem de ter mau hálito não é legal com as garotas.
Mas e se a primeira garota seguisse meu exemplo e falasse a verdade?
“Olha Fulano, você é legal, até que é bonitinho, mas não rola, não to querendo te esculachar, é só um toque de amiga mesmo... Na boa, você tem mau hálito, não da pra beijar você assim. Não sei se é algum problema com a sua escovação, se é coisa do estomago, mas você devia ver isso direitinho antes de tentar com outra garota.”
Seria bem chato, o cara ficaria arrasado, mas ele saberia o motivo real e poderia resolver o problema. Então a próxima garota que ele tentasse provavelmente ficaria com ele.
Mas outra ex namorada minha disse que se um amigo dele tivesse mau hálito e ela soubesse que ele está com problemas pra conseguir uma garota por causa disso ela não contaria pra ele pra não ser grossa. Bom, minha opinião sobre isso “BELA MERDA DE AMIGA QUE VOCÊ É!!!” prefere deixar o maluco se fodendo no lugar de chegar e abrir a real com o cara. Por essas e outras que depois que o namoro terminou, eu não quis continuar sendo amigo como ela queria. Amigos assim eu não preciso. Amigo de verdade chega e fala na lata, porque só assim o cara vai poder se ajudar. Pra se ajudar o cara precisa saber que tem um problema.
Mas ai essa minha amiga (e quase todas as outras pessoas do mundo) disse que eu podia tentar ser sincero sem ser grosso e sem ofender as pessoas. Que não é oque eu falo mas sim o jeito que eu falo que é o problema.
Bom, pra começar, eu não fui grosso e não ofendi a garota dizendo a verdade e também não seria grosseria falar pro cara do mau hálito “Parceiro, na boa, se quiser se dar bem com as garotas você precisa resolver seu problema de mau hálito.”
Grosseria seria algo como “Ae mina, to te dando a bota porque não to mais afim de namorar uma mina zuada igual você, to indo ali com a outra que é mais gostoza.” Ou então “Cabaço do caralho, a mina te deu uma bota porque você tem esse bafo de carniça da porra!!!”
Existe uma grande diferença entre ser grosseiro, ser sincero, aveludar as verdades e mentir. Eu sou sincero. Não vou ficar de meias verdades e nem vou ficar floreando e dando voltas. Não é necessário fazer firula pra ser educado.
Se eu tiver que dar a noticia da morte da mãe de um amigo meu pra ele eu vou dizer:
“Cara, sua mãe morreu, não sei se eu posso fazer algo pra você se sentir melhor, mas se precisar tamo ai.”
Mas as pessoas acham que o correto seria:
“Fulano, você tem que ser forte nessa hora, a vida é uma coisa imprevisível e sempre acontecem coisas que estão alem do nosso alcance interferir. Sua mãe sempre foi uma ótima pessoa, muito querida por todos, uma ótima mãe, uma profissional invejável e um exemplo para a comunidade. Mas, é com grande pesar que eu venho lhe comunicar que sofremos essa perda lastimável. Sua mãe infelizmente veio a falecer.”
Poxa, o segundo jeito realmente é muito mais educado, faz a pessoa se sentir muito melhor e quase que ressucita a mãe do cara. Se floreasse mais um pouquinho e fizesse um pouco mais de firula o coração da velha voltava a bater.
Porra mano, a mãe do cara morreu caralho!!!! Não importa o jeito que eu vou falar isso, não vai resolver o problema. É claro que eu não vou chegar e falar “Ae parcero, tua velha ta comendo grama pela raiz, bateu as botas...” mas não é grosseria dizer “Cara, sua mãe morreu. Eu sei que é foda, mas qualquer coisa que você precisar conta com a gente.”
As pessoas dizem que o problema é o jeito que eu falo, mas a verdade é que o problema é a forma com que as coisas acontecem. Eu simplesmente falo as coisas do jeito que elas acontecem. Mas todo mundo que diz que gosta de sinceridade e que odeia falsidade acha horrível meu jeito de ser porque na verdade prefere meias verdades aveludadas, com muitos rodeios e firulas.
Vou citar aqui dois exemplos de duas pessoas com quem convivi por muito tempo...
Kazuma e Shuko combinam de jogar RPG, um dia antes o Kazuma liga pro Shuko e diz que não vai mais jogar, o Shuko pergunta o motivo e o Kazuma diz “Porque eu não to mais afim. Tudo bem?” o Shuko indignado diz “Não, não esta tudo bem.” E o kazuma finaliza a conversa com “Não está tudo bem mas é assim que vai ser.”
Tempos depois em outro jogo de RPG que dessa vez seria na casa do Kazuma, era o Shuko que não queria ir e estava aqui em casa pensando em uma desculpa. Já estava na hora do jogo e ele estava aqui enrolando e disse ate que ia La com a vagabunda da namorada dele pra usa-la como desculpa pra sair mais cedo. É esse tipo de atitude que vocês querem que eu tenha, é assim que vocês acham que um amigo deve ser?
Eu disse “Shuko, seu merda, larga mão de viadagem, pega esse telefone, liga pro Kazuma e diz que não vai jogar hoje porque não ta afim e pronto, não fica inventando historia.” Porque é assim que eu espero que um amigo se comporte. O Shuko não conseguia ser homem a esse ponto, hoje em dia ele ta cortado do role e leva tapa na cara de tempos em tempos.
Claro que eu posso fazer um esforço e mentir pra vocês, posso aveludar a verdade, fazer firula e rodeios... Mas eu simplesmente não estarei sendo amigo... E se vocês não são meus amigos, eu não vou me importar com a opinião de vocês ao ponto de me dar ao trabalho de inventar uma historinha bonita pra agradar. Então sinto muito, não vai rolar firula não...
Vocês são obrigados a agüentar o meu jeito de ser? Não. Vocês na verdade não são nem obrigados a falar comigo. Todo mundo pode escolher... Se vocês acham melhor assim, podem ir falar com quem gosta de rodeio e firula.
falto uma fotinhas ein ashdaudhuah mas na boa isso ai acontece bastante comigo tbm
ResponderExcluir