sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Might & Magic - Heroes Kingdoms - Guia para iniciantes.

Bom pessoal, vim aqui apresentar esse jogo que já existe há um bom tempo, porém era limitado à França/Reino Unido/Estados Unidos.
É da mesma franquia "Heroes of Might and Magic", cuja dona é, atualmente, a Ubisoft. E o jogo foi feito pela própria.
No dia 12 de dezembro, o jogo foi expandido, abrindo servidores para quase todas as áreas do mundo.
Com isso o primeiro servidor que suporta a presença de brasileiros foi aberto: "The Dragon Legacy - LatAm". Atualmente o jogo está em uma pré-terceira temporada. A terceira temporada irá começar agora em setembro de 2011.
Infelizmente, o jogo é totalmente em inglês e há falta de divulgação por aqui e nos outros países latino-americanos, e o servidor ainda está relativamente vazio, considerando o limite máximo de cada servidor (não lembro ao certo se é 3000 ou 5000 jogadores, acho que são 3000 e nesse ponto é aberto um novo servidor, porém o anterior continua suportando novos jogadores).

O Site: http://mightandmagicheroeskingdoms.ubi.com/

Informações iniciais:

1) O jogo é F2P, ou seja, é de graça. O servidores são custeados por sistema VIP.

2) Sistema VIP:

> Permite que o jogador VIP construa 10 cidades tão logo possua os requerimentos necessários (recursos + rank mínimo). O jogador F2P pode construir até 3 cidades, porém no momento que ele constrói a terceira, um contador inicia e após 45 dias o jogador F2P pode construir uma quarta cidade, 45 dias depois uma quinta, 45 dias depois uma sexta.. e assim em diante, até conseguir a décima cidade. Isso não limita tanto o jogador F2P, pois os custos para novas cidades são elevados ao ponto de demorar bastante para que mesmo um VIP possa comprá-las. Além de que para conseguir uma sexta cidade em diante, o único modo é conquistando de outro jogador.
> Do mesmo modo que as cidades, o jogador VIP pode contratar 10 heróis tão logo possua os recursos necessários. Para o jogador F2P demora 45 dias após o terceiro herói para pode contratar uma quarto, depois mais 45 dias para o quinto, etc. Aqui também não muda muito, pois o custo também é elevado, além de que para upar um herói não é simples como em quase todos os outros jogos de browser, pois no MMHK não existe aqueles mobs que ficam dando respawn.
> Dá acesso a uma "calculadora" de batalha. Porém essa calculadora, até o momento, é bem limitada, além de que existe uma versão de graça e com muito mais opções. ( http://mmhk.jactari.info/fight )
> Mais funcionalidades na caixa de correios (como lista negra, contatar muitas pessoas de uma vez) e maior espaço.
> Um item equipado no herói leva 1 dia para desequipar. Com o jogador F2P leva 4 dias.
> Pode jogar em quantos servidores quiser. O jogador F2P pode jogar em dois somente. É possível sair de um servidor, mas uma vez feito isso, não tem volta (com a conta usada, no caso se quiser voltar é só criar outra conta..).

3) O jogo possui um final que, acredito eu, demora bastante para acontecer num servidor competitivo. Para acabar, uma aliança deve conseguir trezes "Grails" que são construídas possuindo trezes "Asha's Tears". O que vai prover alguns bônus no servidor seguinte (como todos da aliança começarem perto uns dos outros, se assim preferirem).

4) Tem como "testar" o começo do jogo, num mundo vazio. Acredito ser preciso cadastrar e logar primeiro.

5) O jogo não possui um chat geral. Única forma de chat é "PM" (jogador para jogador) ou dentro da sua aliança.

6) Cada aliança possui um limite inicial de 20 membros. A cada level que a aliança upa, o limite aumenta em um membro, até um total de 30 membros. É possível formar pactos com outras alianças.

7) Não é possível controlar o combate enquanto o mesmo acontece. Logo toda a estratégia cabe na forma de organizar as tropas, herói usado, itens e magias. Podendo prever com o uso da calculadora no caso de NPC's. Já no PVP complica um pouco saber as habilidades que o herói inimigo usará (na verdade, creio ser impossível.. você teria que ter lutado com ele antes para tentar adivinhar como é o herói dele exatamente).

8) A versão do servidor é "Season 3 - Dwarven Election 2" que já pode ter acabado enquanto você le esse texto. 

9) Sim, tem aqueles negócios de convidar amigo e ganhar coisa à medida que o amigo evoluir. Então recomendo começar, pegar o link de convite e convidar um amigo. Aí esse amigo faz o mesmo, etc.

10) O jogo possui um sistema de proteção pra que as pessoas possam dormir à noite Nesse servidor, vai de 00:00 até 10h da manhã. Durante esse tempo todas as tropas de ataque são obrigadas a acampar até acabar o período. É possível fazer tudo na região das cidades (lutar, construir) e fazer Scout (pegar informações sobre outras cidades/suas tropas).

11) O jogo tem um período de 15 dias de proteção a novatos no qual não pode atacar nem ser atacado.
E não tem como tirar isso, só esperando.

12) Pra fazer aliança é de graça

Mini-guias:

1) Começando no jogo:

Clique em "No account? Register Now!". Pode usar conta de Facebook/Windows Live também, mas aí é com você.
O registro é o básico: E-mail, Usuário, País, Data de Nascimento, Senha, Repetir Senha, Digitar os códigos da imagem e marcar o primeiro quadrado (o segundo é opcional, para receber aquelas ofertas comerciais). Não lembro se tem aquilo de confirmar por e-mail..

Bem, agora faça o login (se não tiver feito automaticamente). Clique no grande botão com um grifo "Play". Primeiramente você vai passar por um rápido tutorial bem básico e depois dele que começará de verdade.

Primeiro vai tocar um vídeo sobre a história de fundo do jogo (Background history) e depois vai vir algumas opções de raça.

Quatro raças estão disponíveis na Season 3 são:

Primeira é Haven. Humanos mais voltados para o combate em si e que tem acesso à magia de Luz e Escuridão. Escuridão tem magias, principalmente, de reduzir o poder inimigo. Luz, não sei, mas acredito ser o exato oposto, magias de melhorar suas tropas. Principais recursos raros usados são Crystal e Gems.
Segunda é Academy. Humanos mais voltados para a magia. Tem acesso à magia de Luz e Invocação. Pela invocação é possível reduzir as perdas de tropas normais, usando tropas invocadas pela magia.
Terceira é Inferno. Demônios quase tão bons em combate quanto Haven, porém um pouco mais habilidosos em Magia. Tem acesso exclusivo à Magia de Destruição, cuja função principal é infligir dano direto no inimigo. Além de ter acesso à magia de escuridão.
Quarta é Necropolis. Necromancers. São, de certo forma, parecidos com Academy, com a diferença que em vez da magia da Luz, usam magia da Escuridão.
Quinta é Sylvan. Elfos. São fortes em comércio e tropas. Possuem ótimas magias de Light e Destruction, entratanto é muito caro fazer sua guilda mágica.

As magias não consistem só no que eu disse. É um exemplo.

As magias obtidas são aleatórias. Há 5 níveis de magia. No nível 1, você ganha duas magias, uma de cada tipo da sua raça. Porém há duas opções de magia nível 1 para cada raça. Por exemplo, na magia de escuridão é possível ganhar ou a magia "Weakness" ou a magia "Sickness". E não é possível alterar. Único modo de se conseguir as outras magias, é através de novas cidades de mesma raça e ter sorte de vir as que você quer. Ah, e no nível 5 você só vai ganhar uma magia, de qual raça é aleatório. Um total de 9 magias por cidade.

É possível ter acesso às outras raças. Só conquistar de outro jogador. Tendo acesso assim à novas magias, porém, que só podem ser usadas por heróis daquela raça.

Você vai ser jogado num ponto aleatório do mapa. Única exceção é no caso de ter vencido a "War for Tears" num servidor passado onde é possível começar perto dos os outros membros da aliança.

Se você for sortudo (o qual eu não fui :/), você começará do lado de uma construção especial. Existe três tipos de construções especiais cujo efeitos são cumulativos num máximo de 10. Uma dá 5% a mais de gold diário (50% com 10 controladas). Outra dá 10% de experiência pro herói em cada luta. E outra reduz os custos de manutenção em 5% (diz 7% no jogo, mas pelo que li é 5%, além de que o máximo é 60% de redução total, contando com outras formas de reduzir). Esses bônus só são validados se você estiver numa aliança e contam para todos os membros dela.

Bem, agora você vai escolher seu Nick no jogo e um Avatar.
Depois vai escolher o nome da sua primeira cidade (é possível alterar posteriormente, por 1000 gold).
Depois escolher o nome do seu primeiro herói (o qual você não usará por muito tempo, por razões a serem explicadas em breve) e o avatar dele.

Agora, começa o jogo. Bem, de início o melhor é seguir as quests iniciais e fazer exatamente o que elas pedem.
Aqui dois guias (em inglês) para iniciar o jogo:
Esses guias são de dois usuários, então não exatamente a forma certa, porém são bem bons para quem não sabe o que fazer primeiro e não está muito afim de fazer planos logo de início.

As quests inicialmente vão aparecer sem clicar em nada e vão dar dicas de onde apertar para completá-las. Os textos das quests possuem duas partes. Uma normal onde, poucas vezes, possuem algo relevante para a quest e uma parte em negrito onde tem exatamente o que é preciso ser feito. Poucas vezes é preciso ler o texto não-negrito para saber o que fazer exatamente.

Não se preocupe com algumas quests que você vai rapidamente ganhar como "Upgrade all Mines", "Free Region", etc. Elas não foram feitas para serem completadas nos primeiros dias.

Primeiramente, algo que você vai usar do começo ao fim do jogo, porque sem não tem nem como jogar direito:
Calculadora de batalha.
Para usar, vá no site: http://mmhk.jactari.info/hero
Escolha um servidor e digite um nome pro herói. Dica: coloque em código, tipo 12345-nomedoherói. Dica2: não use o mesmo código para os heróis temporários do início, pois serão descartados e portanto atraplhariam na hora de dar Load num herói.

Embaixo deixe o herói do jeito que ele é de verdade. A interface é bastante intuitiva, portanto não deverá haver problemas. Depois vejo se faço um guia e coloco lá no fórum que eu disse.
Terminado o herói, salve.

Agora clique em "Get permalinks to this hero" acima da parte de class e escolhe a opção que quer. Pra ataques é "Attack with this hero".
Na página que abrir procure um lugar onde você escolhe na direita as tropas do inimigo e na esquerda você coloca as suas. Embaixo disso você consegue ver se vai vencer ou perder, quantas tropas vai perder efetivamente, quanto de experiência vai ganhar, etc.
Recomendo ir no servidor de teste e vê como funciona a calculadora direito, já que lá pode testar quantas vezes quiser, sem danos "permanentes" à tropa do servidor oficial. (Link do servidor teste está no item 4 das informações iniciais)

Você também pode instalar alguns scripts que lhe permitem calcular as batalhas de forma automatica antes que elas aconteçam. Para tanto acesse e instale os scripts em:


Funcionam apenas em Google Chrome e Firefox
-> Heróis

Construção "Tavern" - Para recrutar heróis. De início há a opção mais recomendada é você contratar somente um herói, pois você vai se livrar dele e do seu primeiro herói. Para esse segundo herói, procure um com "Fanatic Attack". Se não tiver, pegue qualquer um com Attack Strong. (preferência: Fanatic/Classical/Scholatic).

Dicas quando estiver atrás de um herói específico: bem embaixo da tela da Tavern tem "Reroll" que permite resetar a lista de heróis disponíveis. Após uso, é preciso esperar 24h para resetar novamente. Se não deu sorte e está com pressa, uma dica é contratar um herói temporário, pois isso reseta a lista e demití-lo. Se não deu sorte novamente, usa o botão de resetar (quando contrata um herói, o botão reseta também). Naõ deu sorte de novo, contrata novamente um herói temporário... e assim em diante, até conseguir =) (ou acabar o gold ).

Cada herói possui três atributos: Ataque, Defesa, Magia.
Quando você está atacando o que conta é o Ataque. Quando está defendendo o que conta é a Defesa (ou seja, você vai "contra-atacar" o inimigo com defesa). E Magia dita o dano das Magias usadas. Um herói sem ponto de magia não é capaz de usar magia alguma. Os pontos são distribuídos automaticamente segundo o seguinte esquema:


Cada atributo pode ter três propriedades: Fanatic, Classic, Scholactic
Fanatic: Aumenta rápido até o level 10 e a partir daí diminui a velocidade com o passar dos levels. No level 30 ele retoma a velocidade.
Classic: Aumenta de forma em velocidade constante.
Scholatic: Aumenta lentamente até o level 10, no 10 começa a acelerar, e no 30 vai estar quase totalmente forte, aumentando pouco até o level 40.

Não importa qual a propriedade, o atributo vai sempre chegar num valor certo no final, segundo isso:
Strong: no level 40 fica com 60 pontos
Average: no level 40 fica com 40 pontos
Weak: no level 40 fica com 20 pontos

Os heróis são divididos em "Arquétipos". E são esses Arquétipos que definem como vai ser os atributos do herói. Por exemplo, o seu herói inicial provavelmente é um "Pit Warrior". O Pit Warrior possui Ataque Classical Strong, Defesa Classical Strong e Magia 0. Ou seja, no level 40 ele vai ter 60 de ataque, 60 de defesa e 0 de magia.

O motivo para se desfazer dos primeiros heróis é porque eles não tem os pontos extras:
No primeiro herói pegue a classe "Landlord" e à medida que for treinando esse herói, maximize a skill "Enlister". No level 3 essa skill permite que todos os heróis contratados venham com três pontos a mais de skill.
No segundo herói, também temporário, você vai pegar uma ou ambas skills para ajudar temporariamente: classe "Builder" skill "Gold Digger" que aumenta o ganho de gold na cidade e/ou classe "Architect" skill "Foreman" que diminui o tempo de construção/melhoras nas minas.
Quando o primeiro herói tiver Enlister no máximo, você demite esse segundo, e contrata o seu herói oficial de ataque. O principal recomendado para ataque são um dois dois arquétipos: Fanatic Sorcerer ou Disturbed Wizard. Ambos tem Defesa 0, e Ataque/Magia Strong. Por que? Esse herói vai ser o de ataque, logo ataque máximo. E para realmente ser bom em ataque, magia no máximo, afinal defesa não vai beneficiar em nada enquanto estiver atacando. (Para um herói defensor, seria portanto um com Defesa/Magia Strong)
E contrate então um herói "Prefeito". Ele vai ter Enlister no máximo, assim como seu primeiro herói, além de ter pontos em skills de aumentar produção das minas. Com ele em mãos, demita o primeiro herói. Pronto agora tem um herói de ataque e um prefeito.
Essas dicas foram tiradas de um guia do fórum do jogo.
Complementando, o guia sugere:
no herói atacante ter as classes "Fighter" e as duas classes de magia (varia de acordo com a raça, mas são as últimas da lista de classes).
no prefeito ter Landlord (Enlister 3), Builder, Leader. E é bom um com ataque e defesa Fanatic Strong (ele não vai ter classe mágica, então não precisa de magia).
um terceiro herói é recomendado um com ataque e defesa fanatic strong também e as classes Architect, Merchant e Ranger (skill Fast Runner, que permite ir de cidade em cidade mais rapidamente).
prum quarto herói.. bem, até você pode pegar, vai ter aprendido bem mais. Geralmente as escolhas são entre um segundo prefeito (pra uma segunda cidade) ou se precisar, um defensor.
Um bárbaro (consegue roubar melhor as cidades inimigas) não é muito bom no começo, pois para roubar eficientemente é preciso bastante tropas, além de não ser lá de grande ajuda (O que é roubado é bom, mas não é nada extraordinário).

Os equipamentos são obtidos aleatoriamente (acho) quando derrota os monstros na região. Ou como prêmio por aumento de rank. Os equips possuem levels, e a soma dos levels dos equips num herói tem que ser igual ou menor ao level do herói (ou seja, se o herói é level 5, ele pode ter, por exemplo, um equip lvl2 e outro lvl3)

As magias são equipadas no heróis e podem ser desequipadas. Além disso, após usadas, tem um cooldown (umas 6~12h, não lembro, pra magia de nível 1. Magias de nível maior, não sei dizer :/).

Bom, espero que o pessoal se interesse pelo jogo e chame mais pessoas! Bem leve e bonito. Além de que não suga seu tempo, justamente por não ter que controlar cada batalha. E como esperado de um jogo oficial da franquia Heroes Might and Magic, um jogo de estratégia realmente divertido.

Eu estou em todos os servers brasileiros. Meu nick é Arcano 9 e faço parte da Aliança Legião. Nos vemos lá! ;)


6 comentários:

  1. Parece ser o tipo de jogo que eu não posso jogar.
    O tipo de jogo que rouba sua vida.
    Tenho que confessar que eu tenho um fraco para jogos e vicio facil.

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  2. Nem rouba tanto tempo ^^

    Jogo de boa ainda sobra tempo pra dois empregos ;)

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  3. eu ñ sei jogar nem UNO
    é um milagre eu saber "jogar" dama e RPG

    jogar= perder em dama e sempre ter um personagem muito azarado no RPG

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  4. Arcano 9, mas é que você não é cabeça fraca pra jogo igual eu que quase fui internado quando ganhei o PSP HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!
    Jogo eletronico pra miom é tipo maconha pro tadeu.
    Mas jogo eletronico é legalizado.

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  5. Tá vendo só, como tudo em excesso destrói e vida das pessoas??
    http://inconscientecoletivo.net/hospital-trata-vicio-em-jogo-eletronico/
    Ah, e Mortal Kombat, GOW e outros games nesse estilo foram proibidos em vários países... Isso sem falar do Karmageddon...

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  6. Seja bem vindo de volta tadeu, estavamos todos com saudade de você =D

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