segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Pré-Conceito Nerd


Eu acho que estamos caindo num ciclo eterno de temas já discutidos, precisamos rever esses conceitos, parece que a única coisa que as pessoas "Nerd" querem falar e ou ouvir é sobre os relacionamentos frustrados de outras pessoas "Nerd" pra se sentirem melhores consigo mesmo. Nosso "universo" nossa cultura é tão rica de temas a serem debatidos e descutidos, precisamos mesmo nos atar apenas a este?




Este foi o comentário que postei em um dos textos do nerd zord, mais exatamente neste aqui. Por que realmente acredito que as pessoas estão deixando essa coisa de ser ou não ser nerd definirem muito sobre eles, estamos caindo num vicio de enquadrarmos num conceito que a sociedade gerou moldando nossas formas de vida e nossa aparência e preferências para aquilo que as pessoas esperando e que muitas vezes não é o que gostaríamos de ser.
Pra ficar mais claro vou me prolongar um pouco mais no assunto, raciocine comigo e talvez você compreenda meu ponto de vista, o que tento dizer é que quando as pessoas ouvem o termo NERD já possuem um conceito pré estabelecido, uma imagem e uma maneira de se vestir e de se portar e até mesmo um tipo físico e padrão de vida que muitas e muitas vezes não é nem um pouco parecido com o que se presencia na realidade.
Quando entramos no assunto que gerou o comentário (não, não é TBBT e sim Relacionamentos) caímos no maior dos erros, aquele de acreditar que pra ser nerd de verdade a pessoa tem que ser ou muito gordo ou muito magro, tem que usar óculos, e não pode em hipótese alguma ter namorada ou namorado e o maior pecado, que desqualifica totalmente esta pessoa de se enquadrar no termo nerd é que ela seja atraente e com um físico bem trabalho.
Sinto que nós “Nerd” não estamos sendo vitimas de tanto preconceito assim, como éramos no passado, pelo menos não vindo das outras tantas tribos urbanas, o que eu vejo e vivencio é que o pré conceito vem de nos mesmos, de dentro do nosso circulo social e da nossa tribo. Fincamos com tanta força nas nossas mentes o conceito que a sociedade tem de um nerd que ao invés de sermos Nerd tentamos ser o nerd que a sociedade espera que sejamos.
Ou seja, ao invés de malhar, ir às baladas, sair nas noites dos fins de semana e procurar nos relacionarmos com pessoas, mostrando pra elas que somos especiais assim como elas e que temos muito a oferecer e por fim não nos isolarmos do mundo trancados em nossos quartos, engordando ou emagrecendo, estudando, jogando e lendo, ao invés de trabalharmos nossas fraquezas para transforma-las em forças e de buscar nossos sonhos e transformá-los em objetivos, nos prendemo-nos a esse pré conceito e a esse pessimismo que a sociedade gerou e nosso redor e deixamos isso nos definir.
Outro dia, em outro texto aqui do Nerd Zord, um leitor reclamou que um bombado reconheceu o livro que eles estavam lendo e que se auto-proclamou um NERD, o nosso leitor se sentiu profundamente ofendido com isso, mas a meu ver ele apensa ficou com inveja do cara, por que provavelmente ele queria ser assim como o outro um bombado com um cérebro (não que o bombado tivesse muito), enfim, meu ponto de vista é que estamos deixando a sociedade definir o que somos e pensar por nós quando deveríamos estar evoluindo para nos integra a ela, é o que eu vejo os Nerd de “sucesso” fazerem, eles não ficam se lamentando por serem nerd’s e por não terem uma namorada, ou por não serem populares, pelo contrario se eles querem algo desse tipo eles vão atrás e batalham até conseguirem.
Um exemplo fácil e mastigado é o Ator, Jogador e colecionador viciado de D&D Vin Diesel, dizem até que seus filmes da saga do herói Ridick são adaptações cinematográficas de campanhas de D&D vividas pelo ator. É inegável que ele é nerd e que vive a cultura e também é inegável que milhões de mulheres suspiram por ele e que muitos homens (inclusive eu) gostariam de ter o corpo malhado e definido dele. Esse exemplo é fácil, mas prova que você pode ter sucesso, fama, dinheiro, mulheres e ser o macho alfa do lugar mesmo sendo um nerd. Então por favor, parem de reclamar que e de focar tanto nesse conceito pré determinado da sociedade de que Nerd é sinônimo de perdedor solitário que vive um amor platônico pela gostosa do colégio, mas nunca vai conseguir sair com ela. Se voe quer, você consegue, mas pra isso tem que parar de se lamentar e Don’t Panic.

8 comentários: